Filho de judeus húngaros formou-se em medicina,
psicologia e filosofia pela Universidade de Viena. Praticou clínica geral antes
de se dedicar à psiquiatria. Em 1902 foi trabalhar com Sigmund Freud,
realizando pesquisas no campo da psicanálise. Mais tarde, desliga-se dele por
considerar o fator sexual superestimado por Freud.
Adler é o fundador da psicologia do
desenvolvimento individual. Segundo sua teoria, o meio social e a preocupação
contínua do indivíduo em alcançar objetivos preestabelecidos são os determinantes
básicos do comportamento humano, o que inclui a sede de poder e a notoriedade.
Os complexos de inferioridade, provocados pelo conflito com o envolvimento
social, podem traduzir-se numa dinâmica patológica (psicose, neurose), que deve
ser tratada de um ponto de vista psicoterapêutico.
Também se ocupou da orientação da criança como
método preventivo na psicologia médica. Com o apoio do governo austríaco, abriu
centros de orientação infantil em escolas de Viena, Berlim e Munique.
Entrevistas públicas de orientação familiar, seguidas de discussões,
disseminaram seus métodos e teorias, especialmente entre educadores. Realizou
inúmeras conferências na Europa e Estados Unidos. Em 1930, seus esforços para
divulgar sua doutrina de interesse social diante do totalitarismo europeu,
marcaram-no mais como pregador do que como cientista.
Morreu quando se encontrava em Aberdeen,
Escócia, ministrando um curso de psicologia. Merece lugar de destaque no
movimento psicanalítico pela importância que deu ao fator da agressividade.
Em seu livro intitulado What Life ShouldMeantoYou, Adler afirma: "É o indivíduo que
não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida
e causa os maiores males aos outros. É entre tais indivíduos que se verificam todos
os fracassos humanos".
Adler nasceu no dia 07 de Fevereiro de 1870, em
Penzig bairro do subúrbio de Viena. E faleceu em 28 de maio de 1937 em Aberdeen
na Escócia, vitima de uma crise cardíaca. Foi o segundo dos seis filhos de
judeus Húngaros. Adler foi uma criança raquítica que por ter contraído uma
pneumonia decide estudar para ser medico para “lutar contra a morte". No
ano de 1970 comemorou-se o centenário do nascimento de Alfred Adler, e foi
comemorado nas mais diferentes Universidades e sociedades de Psicologia.
Obtém o grau de Doutor em medicina pela
Faculdade de Viena, em 1895 e passou a trabalhar na policlínica e no Hospital
da cidade. Ele elabora a noção do ser social. Em 1898 publica um folheto:
Regras de Higiene para a profissão de Alfaiate, no qual apresenta um estudo do
individuo não como sujeito isolado, mais enquanto produto social. No final do
século publica dois estudos: Aparecimento de Forças Sociais em Medicina e o
medico enquanto educadores seguem esta orientação. Especializou-se em oftalmologia
em 1908, depois em doenças uterinas passando trabalhar em clínica particular.
ADLER E A RUPTURA COM FREUD
Adler começa a frequentar o circulo freudiano a
se torna um colaborador importante. Após a publicação de A compensação Psíquica
do Estado de Inferioridade dos Órgãos Adler não podia seguir Freud na linha do
pansexualismo. Em 1911 Adler rompe com a Psicanálise, foi o primeiro
colaborador de Freud a tomar esta decisão, após o tema exposto por ele no
congresso de Nuremberg:"Critica da Teoria sexual freudiana da vida
Psíquica".Adler cria então sua própria escola de psicologia individual e
comparada criando uma sociedade com publicação periódica.
Por psicologia individual e comparada Adler
exprime dupla intenção; primeiro enfocar o caráter indivisível da personalidade
humana nos seus aspectos conscientes e inconscientes, psíquico e fisiológico,
formando um todo apenas compreensível e apreensível em sua totalidade;segundo
redefinir a uma norma social a personalidade com os seus problemas e a suas dificuldades
e compará-la com um referência ideal.Esse método para ele permite uma melhor
compreensão do individuo.
Em 1912 Adler passa a ser professor auxiliar no
Instituto Pedagógico de Viena e cria as primeiras consultas psicopedagógicas
que passaram a ser utilizadas por médicos, psicólogos e pais de crianças com
déficit intelectual. A Faculdade de Viena ficou indiferente as ideias de Adler
mais mesmo assim ele continuou ensinados suas ideias na sociedade e nos
círculos privados e nos centros psicopedagógicos chegando a alcançar um bom
numero na cidade de Viena.
ADLER PASSA O RESIDIR NOS EUA
Seus conhecimentos difundiram-se pelo mundo e
despertou interesse entre os meios intelectuais dos Estados Unidos e em 1927,
Adler passa a ser encarregado de um curso de psicologia medica na Colúmbia
University de Nova York Passando a residir definitivamente nesta cidade a
partir de 1935. Mais, contudo mantinha contato com as sociedades nacionais que
se criaram em diferentes países da Europa, fazendo visitas esporádicas aquelas
sociedades.
OS QUATROS PRINCÍPIOS DAS PESQUISAS DE ADLER.
1° Teoria da Personalidade.
2° Concepção das Neuroses e a saúde mental.
3° A Psicoterapia.
4° O Ensino e a Pratica da Psicopedagogia.
TEORIA DA PERSONALIDADE. Na base da teoria da
personalidade de Adler encontra-se publicado em 1907 o estudo sobre a
"Compensação Psíquica do Estado de Inferioridade dos Órgãos” Assim os
diferentes órgãos do corpo humano tem diferentes graus de tolerância aos
ataques do mundo exterior. Ou seja;o organismo reage em função do limiar de
tolerância e resistência em seus diferentes órgãos. Desta forma quando o limiar
é ultrapassado surgem os sintomas da doença. Um ataque microbiano ataca
principalmente o órgão que se encontre enfraquecido (em estado de inferioridade)
deixando os outros órgãos ilesos. Assim segundo Adler a inferioridade orgânica
oferece condições para o surgimento de uma doença. Elas provem tanto de uma
tendência hereditária quanto de uma tendência individual. Quando de origem é
hereditária a inferioridade orgânica, ela se manifesta em grande parte na
família que frequentemente se apresentam localizada em um determinado órgão.
Durante a anamnese se pode constatar que no relato do paciente, quanto aos
antecedentes, encontra-se frequentemente história de pais, avós...
Manifestações semelharam a do paciente interrogado. Em consequência da
inferioridade orgânica quando o individuo, seu órgão, ultrapassa o limiar de
tolerância, aí se manifesta a doença. Esta doença quando atinge um dado órgão,
por exemplo, do aparelho digestivo, pode ter seu início com uma crise de
apendicite, e em seguida desencadear alterações assim como ulcera colite...
Isto acontece para além do órgão e do aparelho, a inferioridade orgânica que
pode atingir todo o hemicorpos. sm.( fr. hémicorps; ing. hemibody) cada uma das
metades, direita e esquerda, do corpo ou um seguimento metamérico (seguimento
resultante da divisão primitiva da corda dorsal e dos tecidos contíguos do
embrião)). Também pode acontecer que vários órgãos ou aparelhos são atingidos
ao mesmo tempo.
CONCEPÇÃO DAS NEUROSES E A SAÚDE MENTAL. Para
Adler o sentimento de inferioridade controla a vida psíquica do individuo. Ele
percebeu que o sentimento de inferioridade não só se encontra ligado ao estado
de inferioridade orgânica mais surge também por conta da inferioridade social
real ou alegada. Assim a posição (lugar ocupado pela criança) na escala da
idade dos irmãos ou das irmãs influencia consideravelmente a sua estrutura na
formação do seu caráter.
O estudo de o caráter individual deve se composto
pelo substrato orgânico [meio que serve de base (substrato) para o
desenvolvimento do organismo] a situação familiar,condições econômicas(quando
com acentuada indigência) também a sua posição no que se refere a minoria
raciais,religiosas,étnicas enfim o contexto social em que o individuo vive.
Portanto para Adler este sentimento de inferioridade (ou mesmo complexo de
inferioridade) torna-se o complexo central de qualquer neurose.
Adler demonstra o papel do psiquismo na
compensação porem sob uma nova óptica. Antes de Adler já se tinha conhecimento
de que um organismo em que dado órgão apresentava-se deficiente, o mesmo passam
a se auto compensarcujo propósito é reestabelecer o equilíbrio. Porem se sabe
que este processo tanto pode triunfar quanto falhar e em certos casos pode
levar a excelentes resultados,como no exemplo de Demóstenes,que com treinamento
persistente conseguiu vencer a sua deficiência (gago) e se tornou um grande
orador da Grécia.
Depois da retirada de um rim, por exemplo, seu
homologo assume o trabalho dos dois órgãos. Esta é mais uma lei de reparação
que encontramos na natureza, função vicariante (Quando um órgão supre a
insuficiência do outro). Assim tudo que se encontra em estado de inferioridade
tende para a superioridade e passa a agir com todo vigor aos estímulos
exteriores. Adler demonstra que a insuficiência de um órgão faz com que todo o
psiquismo se esforce no sentido da deficiência e impõe-lhe eixo de interesse
uma dominante. Portanto Adler põe em evidência outro mecanismo (além dos
processos de degenerescências e de transmissão hereditárias da doença interesse
da medicina e psicopatologia da época)que é o mecanismo da compensação
reparadora. Adler sublinhou a importância da igualdade na prevenção de vários
tipos de psicopatologia, e defendia o desenvolvimento do interesse social e as
estruturas de família democrática pela educação dos filhos.
O sentimento de inferioridade domina a vida
psíquica do individuo. Assim o complexo de inferioridade e considerado para
Adler como o complexo central de qualquer neurose."Ser homem é sentir-se
inferior"Mais se o sentimento de inferioridade se apoderar de todo o
psiquismo,e se o mesmo se instala de modo permanente, onde qualquer projeto de
empreendimento se torna impossível de ser realizado e que leva o seu portador a
se convencer de que qualquer tentativa de realizar algum empreendimento de
sucesso seria inútil,aí estamos diante de um complexo de inferioridade,ai
encontra-se a base de todas a neuroses.
Em certos casos o sentimento de inferioridade
são compensados e passam a assumir um caráter de complexo de superioridade que
transparece nitidamente nas atitudes do individuo. Pode manifesta-se por
exigência para consigo mesmo e para com os outros,por vaidade, por um modo de
ser demasiado masculino na mulher e demasiado feminino no homem,pela arrogância
e petulância. Uma característica deste complexo é a tendência do sujeito a ter
em suas atitudes o costume de depreciar as outras pessoas. Verifica-se que
essas pessoas transparecem a necessidade de ligação com pessoas importantes e
de comandar os fracos e doentes.
A FAMÍLIA
A família tem importante papel na formação do
caráter da criança. Como a psicologia psicodinâmica, adlerianos enfatizar a
importância fundamental da infância no desenvolvimento da personalidade e sua
relação com as várias formas de psicopatologia. A melhor maneira fazer
prevenção contra o que são agora chamadas de "distúrbios de
personalidade" (o que Adler tinha chamado o "caráter
neurótico"), ou uma tendência de várias condições neuróticos (depressão,
ansiedade, etc.), é dar oportunidade a criança para ser e sentir uma parte
igual da família. Isto implica o desenvolvimento de um caráter democrático e a
capacidade de exercer o poder razoavelmente em seu meio e não através de
compensação, como acontece quando se combate o complexo de inferioridade. Adler
criou adeptos contra o castigo físico e alertou os pais para abster-se de males
e negligência.
A RESPONSABILIDADE
A responsabilidade para o desenvolvimento ótimo
da criança não se limita ao pai ou mãe, mas para os professores e a sociedade
em geral. Adler argumenta, portanto, que professores, enfermeiros,
trabalhadores sociais, e outros exigem formação em educação dos pais, a fim de
complementar o trabalho da família na promoção de um caráter democrático.
Quando uma criança não se sente igual e é decretado sobre (abuso ou negligência
com restrições) estão propensos a desenvolver complexos de inferioridade ou
superioridade e várias estratégias de compensação que o acompanham. Estas
estratégias exatamente paga um preço social semeando maiores taxas de divórcio,
a desagregação da família, as tendências criminais, e no sofrimento subjetivo
várias formas de psicopatologia. Adlerianos há muito promovem grupos de pais e
de educação, em especial aquelas influenciadas pelo famoso austríaco Rudolf Dreikurs.
Rudolf Dreikurs (Viena, 8 de fevereiro de 1897
— Chicago, 25 de maio de 1972) foi um psiquiatra e educador que desenvolveu o
sistema de psicologia individual do psicólogo austríaco Alfred Adler de forma a
tornar - se um método pragmático para o entendimento das causas do
comportamento repreensível em crianças e para estimular um comportamento de
cooperação sem punição ou recompensa.
A PSICOTERAPIA. No dialogo Psicoterápico
adleriano tem como objetivo ajudar o individuo a tomar conhecimento das suas
estruturas psíquicas. Adler enfatizou o "conhece-te a ti mesmo" de
Sócrates o seu valor ampliado pela noção de um inconsciente que subtende o
nosso comportamento. Para ele a analise do material inconsciente,assim como
sonhos noturnos e diurnos,produtos da imaginação e os acontecimentos da vida
cotidiana carregados afetivamente são interpretados de acordo com a função e o
estilo de vida e de sua finalidade.
A DESCOBERTA DA ANÁLISE
A descoberta da analise do sentimento e do
complexo de inferioridade construídos na infância do individuo, determinam a
estrutura especifica de sua personalidade e sua confrontação com a situação
atual permite a compreensão das suas dificuldades. Sua meta é apontar a
compreensão errada que o individuo faz de si e também a visões errôneas do
mundo e encoraja-los a fazer mudanças necessárias na sua vida e nos seus
projetos para sua meta de vida. Se pois tentarmos compreender o sentido e a
direção dos fenômenos da doença sem ter que levar em consideração o objetivo
final com certeza iremos desencorajar alguns e suscitar nos outros desejos de
desvendar o desconhecido,sob pena de voltarem da forma como entraram ou com
algum ganho imaginário. Porem se admitimos a hipótese de um objetivo final ou
de uma finalidade casual que está intrinsecamente escondida atrás dos
fenômenos, veremos diluir-se o desconhecido e seremos capazes de ler a psique
do individuo com num livro.
OS PACIENTES SÃO ENCORAJADOS
Na psicoterapia adleriana os pacientes são
encorajados a remover obstáculos que impedem o seu desenvolvimento para um
estilo de vida salutar. Assim recordações como nascimento, sonhos são usados
para ajudar o paciente a reconhecer a inadequação ou a falsidade de suas ideias
e metas para sua vida. De fato recordações de eventos são menos importantes do
que as reações que os pacientes apresentam em relação a estes eventos ou
memórias. Não é importante para o terapeuta interpretar corretamente os
acontecimentos e lembranças do paciente, uma vez que eles são apenas expressões
de preocupações atuais. O que importa de fato é que terapeuta ajude o paciente
a construir um conceito útil relacionado a si e em relação ao mundo.
O ENSINO E A PRÁTICA DA PSICOPEDAGOGIA. Com
base nos ensinamentos de Adler, e que consideramos defeitos em uma criança, as
suas particularidades caracteriais,aparentemente incompreensível, revelam um
sentido oculto e torna-se sensível a uma noção psicopedagógica. Assim qualquer
analise de um caso de uma pessoa adulta nos leva aos primeiros anos de sua
existência período onde se estrutura o seu estilo de vida. E exatamente neste
período que se descobre, as raízes das suas dificuldades atuais. Assim
conhecendo-se as condições que formam o complexo e inferioridade, é possível o
seu aparecimento logo nos primeiros anos de vida da criança. Os pais nem sempre
estão em condições de fazer tais observações. No entanto a escola onde se
agrupa um grande numero de crianças, se torna um lugar ideal para fazer a
observação. Sem duvida um professor capacitado em psicopedagogia saberá
identificar entre as crianças da escola aspectos caracteriais na criança
(tímida, dominadora agressiva. teimosa...) identificará as marcas do complexo
de inferioridade. Conforme a modalidade, a criança será tratada na própria
escola ou encaminhada para psicoterapeuta ou psicologo.
Publicações das Obras de Adler (1898-1937) O
Instituto Alfred Adler, da Nortjwestern Washington publicou doze volumes de: As
obras Completas de Clinica Alfred Adler. Que incluem seu escritos 1898-1937. No
Volume 1 é apresentada "O Caráter Neurótico e no 12° fornece uma
apresentação da teoria de Adler em sua pratica contemporânea.
Volume 1-O caráter neurótico - 1907
Volume 2-Os artigos 1898-190
Volume 3-Os artigos 1910-1913
Volume 4- Os artigos 1914-1920
Volume 5-Os artigos 1921-1926
Volume 6-Os artigos 1927-1931
Volume 7-Os artigos 1931-1937
Volume 8-Palestras para médicos e estudantes de
Medicina
Volume 9-Case Histories
Volume 10-Leituras Case & Demonstrações
Volume 11-Educação para a Prevenção
Volume 12-Educação para a Prevenção
Comentário Os ensinamentos adlerianos -a
referência social- revela uma nova concepção sobre as neuroses e definição
sobre a saúde mental. No enfoque dessa nova concepção entende-se que cada
neurose pode ser considerada como uma tentativa de libertação de um sentimento
de inferioridade,e de uma aquisição do sentimento de superioridade. Quando o
individuo é acometido por uma neurose,ele se isola e passa a viver no circulo
restrito ao contexto família. Pois o individuo neurótico não se dirige no
sentido de procurar a solução de seu problema nem tão pouco de realizar alguma
atividade social. Ele passa a agir desta forma devido ao acordo entre uma
hipersensibilidade e uma intolerância para com os semelhantes. Este isolamento
da sociedade é uma forma de sentir-se seguro diante das exigências impostas por
esta.
Para entender melhor a natureza dessa decisão
se pode evidenciar que o neurótico afastando-se da realidade passa a viver num
plano de imaginação e de fantasia servindo-se de uma serie de mecanismos que
lhe permitem evitar os problemas reais da vida e dirigir suas aspirações para
uma situação imaginaria, livrando-se de qualquer investimento social que
envolva sua responsabilidade. Essa desobrigação e o privilégio da doença,do
sofrimento,substituem a finalidade essencial, mais ariscada de uma afirmação
real. É, portanto necessário compreender a neurose e o psiquismo do neurótico
como uma tentativa para se esquivar as exigências da sociedade. Então é
elaborada uma contra coação de modo a poder se opor de forma eficaz à
particularidade do meio e suas exigências. E esta contra coação tem um caráter
de revolta contra a sociedade. Assim toda a vontade e todas as tendências do
neurótico estão submetidas a sua política de prestigio sempre em prontidão para
apresentar motivos para não resolver os seus problemas vitais e opondo-se em
todas as circunstâncias no desenvolvimento do sentimento social.
Pesquisa
realizada pelo Dr. Josué Campos Macedo