sexta-feira, 16 de maio de 2014

O PENSAMENTO PSICANALÍTICO DE DR. ALFRED ADLER


Alfred Adler (Viena, 7 de fevereiro de 1870 — Aberdeen, 28 de maio de 1937), psicólogo austríaco.
Filho de judeus húngaros formou-se em medicina, psicologia e filosofia pela Universidade de Viena. Praticou clínica geral antes de se dedicar à psiquiatria. Em 1902 foi trabalhar com Sigmund Freud, realizando pesquisas no campo da psicanálise. Mais tarde, desliga-se dele por considerar o fator sexual superestimado por Freud.
Adler é o fundador da psicologia do desenvolvimento individual. Segundo sua teoria, o meio social e a preocupação contínua do indivíduo em alcançar objetivos preestabelecidos são os determinantes básicos do comportamento humano, o que inclui a sede de poder e a notoriedade. Os complexos de inferioridade, provocados pelo conflito com o envolvimento social, podem traduzir-se numa dinâmica patológica (psicose, neurose), que deve ser tratada de um ponto de vista psicoterapêutico.
Também se ocupou da orientação da criança como método preventivo na psicologia médica. Com o apoio do governo austríaco, abriu centros de orientação infantil em escolas de Viena, Berlim e Munique. Entrevistas públicas de orientação familiar, seguidas de discussões, disseminaram seus métodos e teorias, especialmente entre educadores. Realizou inúmeras conferências na Europa e Estados Unidos. Em 1930, seus esforços para divulgar sua doutrina de interesse social diante do totalitarismo europeu, marcaram-no mais como pregador do que como cientista.
Morreu quando se encontrava em Aberdeen, Escócia, ministrando um curso de psicologia. Merece lugar de destaque no movimento psicanalítico pela importância que deu ao fator da agressividade.
Em seu livro intitulado What Life ShouldMeantoYou, Adler afirma: "É o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre tais indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos".
Adler nasceu no dia 07 de Fevereiro de 1870, em Penzig bairro do subúrbio de Viena. E faleceu em 28 de maio de 1937 em Aberdeen na Escócia, vitima de uma crise cardíaca. Foi o segundo dos seis filhos de judeus Húngaros. Adler foi uma criança raquítica que por ter contraído uma pneumonia decide estudar para ser medico para “lutar contra a morte". No ano de 1970 comemorou-se o centenário do nascimento de Alfred Adler, e foi comemorado nas mais diferentes Universidades e sociedades de Psicologia.
Obtém o grau de Doutor em medicina pela Faculdade de Viena, em 1895 e passou a trabalhar na policlínica e no Hospital da cidade. Ele elabora a noção do ser social. Em 1898 publica um folheto: Regras de Higiene para a profissão de Alfaiate, no qual apresenta um estudo do individuo não como sujeito isolado, mais enquanto produto social. No final do século publica dois estudos: Aparecimento de Forças Sociais em Medicina e o medico enquanto educadores seguem esta orientação. Especializou-se em oftalmologia em 1908, depois em doenças uterinas passando trabalhar em clínica particular.
ADLER E A RUPTURA COM FREUD
Adler começa a frequentar o circulo freudiano a se torna um colaborador importante. Após a publicação de A compensação Psíquica do Estado de Inferioridade dos Órgãos Adler não podia seguir Freud na linha do pansexualismo. Em 1911 Adler rompe com a Psicanálise, foi o primeiro colaborador de Freud a tomar esta decisão, após o tema exposto por ele no congresso de Nuremberg:"Critica da Teoria sexual freudiana da vida Psíquica".Adler cria então sua própria escola de psicologia individual e comparada criando uma sociedade com publicação periódica.
Por psicologia individual e comparada Adler exprime dupla intenção; primeiro enfocar o caráter indivisível da personalidade humana nos seus aspectos conscientes e inconscientes, psíquico e fisiológico, formando um todo apenas compreensível e apreensível em sua totalidade;segundo redefinir a uma norma social a personalidade com os seus problemas e a suas dificuldades e compará-la com um referência ideal.Esse método para ele permite uma melhor compreensão do individuo.
Em 1912 Adler passa a ser professor auxiliar no Instituto Pedagógico de Viena e cria as primeiras consultas psicopedagógicas que passaram a ser utilizadas por médicos, psicólogos e pais de crianças com déficit intelectual. A Faculdade de Viena ficou indiferente as ideias de Adler mais mesmo assim ele continuou ensinados suas ideias na sociedade e nos círculos privados e nos centros psicopedagógicos chegando a alcançar um bom numero na cidade de Viena.
ADLER PASSA O RESIDIR NOS EUA
Seus conhecimentos difundiram-se pelo mundo e despertou interesse entre os meios intelectuais dos Estados Unidos e em 1927, Adler passa a ser encarregado de um curso de psicologia medica na Colúmbia University de Nova York Passando a residir definitivamente nesta cidade a partir de 1935. Mais, contudo mantinha contato com as sociedades nacionais que se criaram em diferentes países da Europa, fazendo visitas esporádicas aquelas sociedades.
OS QUATROS PRINCÍPIOS DAS PESQUISAS DE ADLER.
1° Teoria da Personalidade.
2° Concepção das Neuroses e a saúde mental.
3° A Psicoterapia.
4° O Ensino e a Pratica da Psicopedagogia.
TEORIA DA PERSONALIDADE. Na base da teoria da personalidade de Adler encontra-se publicado em 1907 o estudo sobre a "Compensação Psíquica do Estado de Inferioridade dos Órgãos” Assim os diferentes órgãos do corpo humano tem diferentes graus de tolerância aos ataques do mundo exterior. Ou seja;o organismo reage em função do limiar de tolerância e resistência em seus diferentes órgãos. Desta forma quando o limiar é ultrapassado surgem os sintomas da doença. Um ataque microbiano ataca principalmente o órgão que se encontre enfraquecido (em estado de inferioridade) deixando os outros órgãos ilesos. Assim segundo Adler a inferioridade orgânica oferece condições para o surgimento de uma doença. Elas provem tanto de uma tendência hereditária quanto de uma tendência individual. Quando de origem é hereditária a inferioridade orgânica, ela se manifesta em grande parte na família que frequentemente se apresentam localizada em um determinado órgão. Durante a anamnese se pode constatar que no relato do paciente, quanto aos antecedentes, encontra-se frequentemente história de pais, avós... Manifestações semelharam a do paciente interrogado. Em consequência da inferioridade orgânica quando o individuo, seu órgão, ultrapassa o limiar de tolerância, aí se manifesta a doença. Esta doença quando atinge um dado órgão, por exemplo, do aparelho digestivo, pode ter seu início com uma crise de apendicite, e em seguida desencadear alterações assim como ulcera colite... Isto acontece para além do órgão e do aparelho, a inferioridade orgânica que pode atingir todo o hemicorpos. sm.( fr. hémicorps; ing. hemibody) cada uma das metades, direita e esquerda, do corpo ou um seguimento metamérico (seguimento resultante da divisão primitiva da corda dorsal e dos tecidos contíguos do embrião)). Também pode acontecer que vários órgãos ou aparelhos são atingidos ao mesmo tempo.
CONCEPÇÃO DAS NEUROSES E A SAÚDE MENTAL. Para Adler o sentimento de inferioridade controla a vida psíquica do individuo. Ele percebeu que o sentimento de inferioridade não só se encontra ligado ao estado de inferioridade orgânica mais surge também por conta da inferioridade social real ou alegada. Assim a posição (lugar ocupado pela criança) na escala da idade dos irmãos ou das irmãs influencia consideravelmente a sua estrutura na formação do seu caráter.
O estudo de o caráter individual deve se composto pelo substrato orgânico [meio que serve de base (substrato) para o desenvolvimento do organismo] a situação familiar,condições econômicas(quando com acentuada indigência) também a sua posição no que se refere a minoria raciais,religiosas,étnicas enfim o contexto social em que o individuo vive. Portanto para Adler este sentimento de inferioridade (ou mesmo complexo de inferioridade) torna-se o complexo central de qualquer neurose.
Adler demonstra o papel do psiquismo na compensação porem sob uma nova óptica. Antes de Adler já se tinha conhecimento de que um organismo em que dado órgão apresentava-se deficiente, o mesmo passam a se auto compensarcujo propósito é reestabelecer o equilíbrio. Porem se sabe que este processo tanto pode triunfar quanto falhar e em certos casos pode levar a excelentes resultados,como no exemplo de Demóstenes,que com treinamento persistente conseguiu vencer a sua deficiência (gago) e se tornou um grande orador da Grécia.
Depois da retirada de um rim, por exemplo, seu homologo assume o trabalho dos dois órgãos. Esta é mais uma lei de reparação que encontramos na natureza, função vicariante (Quando um órgão supre a insuficiência do outro). Assim tudo que se encontra em estado de inferioridade tende para a superioridade e passa a agir com todo vigor aos estímulos exteriores. Adler demonstra que a insuficiência de um órgão faz com que todo o psiquismo se esforce no sentido da deficiência e impõe-lhe eixo de interesse uma dominante. Portanto Adler põe em evidência outro mecanismo (além dos processos de degenerescências e de transmissão hereditárias da doença interesse da medicina e psicopatologia da época)que é o mecanismo da compensação reparadora. Adler sublinhou a importância da igualdade na prevenção de vários tipos de psicopatologia, e defendia o desenvolvimento do interesse social e as estruturas de família democrática pela educação dos filhos.
O sentimento de inferioridade domina a vida psíquica do individuo. Assim o complexo de inferioridade e considerado para Adler como o complexo central de qualquer neurose."Ser homem é sentir-se inferior"Mais se o sentimento de inferioridade se apoderar de todo o psiquismo,e se o mesmo se instala de modo permanente, onde qualquer projeto de empreendimento se torna impossível de ser realizado e que leva o seu portador a se convencer de que qualquer tentativa de realizar algum empreendimento de sucesso seria inútil,aí estamos diante de um complexo de inferioridade,ai encontra-se a base de todas a neuroses.
Em certos casos o sentimento de inferioridade são compensados e passam a assumir um caráter de complexo de superioridade que transparece nitidamente nas atitudes do individuo. Pode manifesta-se por exigência para consigo mesmo e para com os outros,por vaidade, por um modo de ser demasiado masculino na mulher e demasiado feminino no homem,pela arrogância e petulância. Uma característica deste complexo é a tendência do sujeito a ter em suas atitudes o costume de depreciar as outras pessoas. Verifica-se que essas pessoas transparecem a necessidade de ligação com pessoas importantes e de comandar os fracos e doentes.
A FAMÍLIA
A família tem importante papel na formação do caráter da criança. Como a psicologia psicodinâmica, adlerianos enfatizar a importância fundamental da infância no desenvolvimento da personalidade e sua relação com as várias formas de psicopatologia. A melhor maneira fazer prevenção contra o que são agora chamadas de "distúrbios de personalidade" (o que Adler tinha chamado o "caráter neurótico"), ou uma tendência de várias condições neuróticos (depressão, ansiedade, etc.), é dar oportunidade a criança para ser e sentir uma parte igual da família. Isto implica o desenvolvimento de um caráter democrático e a capacidade de exercer o poder razoavelmente em seu meio e não através de compensação, como acontece quando se combate o complexo de inferioridade. Adler criou adeptos contra o castigo físico e alertou os pais para abster-se de males e negligência.

A RESPONSABILIDADE
A responsabilidade para o desenvolvimento ótimo da criança não se limita ao pai ou mãe, mas para os professores e a sociedade em geral. Adler argumenta, portanto, que professores, enfermeiros, trabalhadores sociais, e outros exigem formação em educação dos pais, a fim de complementar o trabalho da família na promoção de um caráter democrático. Quando uma criança não se sente igual e é decretado sobre (abuso ou negligência com restrições) estão propensos a desenvolver complexos de inferioridade ou superioridade e várias estratégias de compensação que o acompanham. Estas estratégias exatamente paga um preço social semeando maiores taxas de divórcio, a desagregação da família, as tendências criminais, e no sofrimento subjetivo várias formas de psicopatologia. Adlerianos há muito promovem grupos de pais e de educação, em especial aquelas influenciadas pelo famoso austríaco Rudolf Dreikurs.
Rudolf Dreikurs (Viena, 8 de fevereiro de 1897 — Chicago, 25 de maio de 1972) foi um psiquiatra e educador que desenvolveu o sistema de psicologia individual do psicólogo austríaco Alfred Adler de forma a tornar - se um método pragmático para o entendimento das causas do comportamento repreensível em crianças e para estimular um comportamento de cooperação sem punição ou recompensa.
A PSICOTERAPIA. No dialogo Psicoterápico adleriano tem como objetivo ajudar o individuo a tomar conhecimento das suas estruturas psíquicas. Adler enfatizou o "conhece-te a ti mesmo" de Sócrates o seu valor ampliado pela noção de um inconsciente que subtende o nosso comportamento. Para ele a analise do material inconsciente,assim como sonhos noturnos e diurnos,produtos da imaginação e os acontecimentos da vida cotidiana carregados afetivamente são interpretados de acordo com a função e o estilo de vida e de sua finalidade.
A DESCOBERTA DA ANÁLISE
A descoberta da analise do sentimento e do complexo de inferioridade construídos na infância do individuo, determinam a estrutura especifica de sua personalidade e sua confrontação com a situação atual permite a compreensão das suas dificuldades. Sua meta é apontar a compreensão errada que o individuo faz de si e também a visões errôneas do mundo e encoraja-los a fazer mudanças necessárias na sua vida e nos seus projetos para sua meta de vida. Se pois tentarmos compreender o sentido e a direção dos fenômenos da doença sem ter que levar em consideração o objetivo final com certeza iremos desencorajar alguns e suscitar nos outros desejos de desvendar o desconhecido,sob pena de voltarem da forma como entraram ou com algum ganho imaginário. Porem se admitimos a hipótese de um objetivo final ou de uma finalidade casual que está intrinsecamente escondida atrás dos fenômenos, veremos diluir-se o desconhecido e seremos capazes de ler a psique do individuo com num livro.
OS PACIENTES SÃO ENCORAJADOS
Na psicoterapia adleriana os pacientes são encorajados a remover obstáculos que impedem o seu desenvolvimento para um estilo de vida salutar. Assim recordações como nascimento, sonhos são usados para ajudar o paciente a reconhecer a inadequação ou a falsidade de suas ideias e metas para sua vida. De fato recordações de eventos são menos importantes do que as reações que os pacientes apresentam em relação a estes eventos ou memórias. Não é importante para o terapeuta interpretar corretamente os acontecimentos e lembranças do paciente, uma vez que eles são apenas expressões de preocupações atuais. O que importa de fato é que terapeuta ajude o paciente a construir um conceito útil relacionado a si e em relação ao mundo.
O ENSINO E A PRÁTICA DA PSICOPEDAGOGIA. Com base nos ensinamentos de Adler, e que consideramos defeitos em uma criança, as suas particularidades caracteriais,aparentemente incompreensível, revelam um sentido oculto e torna-se sensível a uma noção psicopedagógica. Assim qualquer analise de um caso de uma pessoa adulta nos leva aos primeiros anos de sua existência período onde se estrutura o seu estilo de vida. E exatamente neste período que se descobre, as raízes das suas dificuldades atuais. Assim conhecendo-se as condições que formam o complexo e inferioridade, é possível o seu aparecimento logo nos primeiros anos de vida da criança. Os pais nem sempre estão em condições de fazer tais observações. No entanto a escola onde se agrupa um grande numero de crianças, se torna um lugar ideal para fazer a observação. Sem duvida um professor capacitado em psicopedagogia saberá identificar entre as crianças da escola aspectos caracteriais na criança (tímida, dominadora agressiva. teimosa...) identificará as marcas do complexo de inferioridade. Conforme a modalidade, a criança será tratada na própria escola ou encaminhada para psicoterapeuta ou psicologo.
Publicações das Obras de Adler (1898-1937) O Instituto Alfred Adler, da Nortjwestern Washington publicou doze volumes de: As obras Completas de Clinica Alfred Adler. Que incluem seu escritos 1898-1937. No Volume 1 é apresentada "O Caráter Neurótico e no 12° fornece uma apresentação da teoria de Adler em sua pratica contemporânea.
Volume 1-O caráter neurótico - 1907
Volume 2-Os artigos 1898-190
Volume 3-Os artigos 1910-1913
Volume 4- Os artigos 1914-1920
Volume 5-Os artigos 1921-1926
Volume 6-Os artigos 1927-1931
Volume 7-Os artigos 1931-1937
Volume 8-Palestras para médicos e estudantes de Medicina
Volume 9-Case Histories
Volume 10-Leituras Case & Demonstrações
Volume 11-Educação para a Prevenção
Volume 12-Educação para a Prevenção
Comentário Os ensinamentos adlerianos -a referência social- revela uma nova concepção sobre as neuroses e definição sobre a saúde mental. No enfoque dessa nova concepção entende-se que cada neurose pode ser considerada como uma tentativa de libertação de um sentimento de inferioridade,e de uma aquisição do sentimento de superioridade. Quando o individuo é acometido por uma neurose,ele se isola e passa a viver no circulo restrito ao contexto família. Pois o individuo neurótico não se dirige no sentido de procurar a solução de seu problema nem tão pouco de realizar alguma atividade social. Ele passa a agir desta forma devido ao acordo entre uma hipersensibilidade e uma intolerância para com os semelhantes. Este isolamento da sociedade é uma forma de sentir-se seguro diante das exigências impostas por esta.
Para entender melhor a natureza dessa decisão se pode evidenciar que o neurótico afastando-se da realidade passa a viver num plano de imaginação e de fantasia servindo-se de uma serie de mecanismos que lhe permitem evitar os problemas reais da vida e dirigir suas aspirações para uma situação imaginaria, livrando-se de qualquer investimento social que envolva sua responsabilidade. Essa desobrigação e o privilégio da doença,do sofrimento,substituem a finalidade essencial, mais ariscada de uma afirmação real. É, portanto necessário compreender a neurose e o psiquismo do neurótico como uma tentativa para se esquivar as exigências da sociedade. Então é elaborada uma contra coação de modo a poder se opor de forma eficaz à particularidade do meio e suas exigências. E esta contra coação tem um caráter de revolta contra a sociedade. Assim toda a vontade e todas as tendências do neurótico estão submetidas a sua política de prestigio sempre em prontidão para apresentar motivos para não resolver os seus problemas vitais e opondo-se em todas as circunstâncias no desenvolvimento do sentimento social.

Pesquisa realizada pelo Dr. Josué Campos Macedo